samedi 18 juillet 2009

Mauvaise préparation pour les Lions

Après avoir perdu contre Nottingham Forest un match qu’ils avaient dominé, le Sporting à remis ça lors de la présentation aux sócios. Menant 1-0 à la mi-temps les Lions ont encaissé 2 buts sans avoir commencé a jouer la deuxième mi-temps, 46e et 49e minutes - c’est inquiétant.
On domine (57% - 43% de maitrise) mais on perd et ceci à 12 jours du premier match important.
Sans être pessimiste je me pose des questions concernant une équipe qui n’a pas subit de remaniements importants et qui se devrait de présenter une aisance collective sans faille.

SPORTING : Rui Patrício, Abel, Daniel Carriço, Polga, Caneira, João Moutinho, Miguel Veloso, Matías Fernandez, Vukcevic, Liedson et Postiga.
Sont rentrés : Tiago, Ricardo Batista, Pedro Silva, Adrien, Tonel, Yannick, Pereirinha, Rochemback et André Marques.

FEYENOORD : Darley, Ignjatovic, Bahia, Fernandez, Bronckhorst, Landzaat, Bruins, Fer, Wijnaldum, Makaay et Cissé.
Remplaçants : Lamprou, Hofland, El Ahmadi, Vlaar, Slory, Tiendalli, Leerdam, Vincken, Luís Pedro, De Guzman et Biseswar.

Buts : 1-0, Postiga (30mn), 1-1 de Guzmán, (46mn), 1-2 Makaay (49mn)

3 commentaires:

Chrisporting a dit…

Aie, aie, aie! C'est mal parti, enfin, il faut dire aussi qu'on a manqué de réussite, la chance n'est que trop rarement de notre coté! Et pour réussir il en faut un minimum, ça compte beaucoup!

JacManCdL a dit…

Bonjour Chrisporting, il faut espérer que dans les matchs qui comptent la réussite soit de notre côté.

Anonyme a dit…

Vu dans la presse portugaise.

EM Lisboa, a pré-época tem sido alegre: os adeptos do Benfica estão entusiasmados com o novo treinador e a qualidade da equipa; os adeptos do Sporting estão entusiasmados com o entusiasmo dos adeptos do Benfica. Enfim, cada um entusiasma-se com o que pode.

Eu admito que as euforias precipitadas são perigosas. Mas, na verdade, só há uma coisa pior do que o entusiasmo injustificado da pré-época: é o desalento justificado da pré-época. A razão pela qual não há euforias injustificadas no Sporting não se deve a uma hipotética maior sensatez dos seus adeptos. No Sporting não há euforias injustificadas porque não há euforias nenhumas. Justificadamente: na pré-época, o Sporting bateu o Atlético do Cacém por 3-0 e depois perdeu com uma equipa da segunda divisão inglesa e com o sétimo classificado da liga holandesa do ano passado — sendo que, dentro de pouco mais de uma semana, terá de discutir a qualificação para a Liga dos Campeões com o segundo classificado, o Twente. Convenhamos que é mais fácil esperar que o entusiasmo dos benfiquistas seja injustificado do que encontrar motivos para entusiasmo justificado dos sportinguistas. Ou seja, enquanto os benfiquistas crêem que é possível que o Benfica venha a jogar à Benfica, os sportinguistas esperam que o Benfica comece rapidamente a jogar à Sporting.

Ainda assim, nem tudo é mau para o Sporting. Há aquela nova contratação, um homem jovem, ambicioso, e que vem ganhar mais do que todos os jogadores do plantel. Infelizmente, trata-se do presidente. Mas também entusiasma. E há ainda o investimento nas novas tecnologias. Durante a maior parte da pré-época, o Sporting jogou com o complicómetro ligado, um novo dispositivo que promete revolucionar o futebol em Alvalade. Finalmente, não podemos esquecer os novos reforços Vukcevic e Miguel Veloso que, nestes 20 minutos em que não estão incompatibilizados com o treinador, podem dar um contributo inestimável à equipa.

Quanto ao Porto, vendeu muito bem Cissokho, o que é excelente. São magníficos negócios como este que permitem ao Porto recuperar algum do dinheiro que deixou de ganhar em negócios ruinosos como a venda de Diego por 6 milhões (acaba de ser vendido à Juventus por 24,5 milhões) ou a cedência de Luís Fabiano por 3 milhões (actualmente é o ponta-de-lança da selecção brasileira e o Milan pondera adquirir o seu passe por 20 milhões).

Entretanto, o futebol começa a voltar às nossas vidas: ontem acompanhei o Sporting-Feyenoord, depois o Porto-Mónaco, e logo a seguir o Benfica-Porto, na final do torneio do Guadiana. Aqueles vários jogadores do Porto, orientados por um treinador do Porto, deram algum trabalho ao Benfica, mas acabaram por perder o jogo. Diz-se que o Porto tem um bom plantel, mas é importante não esquecer que também tem mais dois ou três maus plantéis, distribuídos por várias equipas do País e do estrangeiro. É mais fácil acertar em 11 bons jogadores quando se pode comprar 70.