vendredi 3 avril 2009

Le journalisme de chiotes

En principe la presse est faite pour informer, être objective et impartial.
Voici son aspect le plus négatif et le plus ignoble. Tout le monde sait que le quotidien sportif "A Bola" roule pour Benfica et que sa façon de donner des informations sur les autres clubs et notamment le Sporting n’est pas gratuite. La couverture de l’édition d’aujourd’hui est éloquente :
"L’argentin du Sporting marche de nouveau sur la ligne rouge. Grimi de nouveau arrêté dans la nuit de Lisbonne".
La police dans un communiqué a aussitôt démenti l’arrestation de Leandro Grimi. Le joueur qui se trouve en convalescence suite à une opération du genou gauche au mois de mars à déjà informé le club à propos de ces accusations.
Par contre la raison pour laquelle se "torchon" fait cette couverture est tout à fait identifiable - déstabiliser le Sporting dans une phase crucial de la Liga.
Ses accusations sont graves et diffamatoires, elles portent atteinte au bon nom du joueur Leandro Grimi et du club son employeur, dans un communiqué rendu public dans le site du Sporting le joueur envisage de porter plainte contre le journal "A Bola".
Voici le communiqué dans sa version original :
Comunicado: Leandro Grimi
O jogador do Sporting, Leandro Grimi, em comunicado, desmente a notícia veiculada na edição de 3 de Abril, do jornal A Bola, com o título "Grimi detido na noite de Lisboa. "Leia o comunicado na íntegra."
Na edição de 03 de Abril, o jornal A BOLA faz toda a sua capa com a minha fotografia e com o título "GRIMI DETIDO NA NOITE DE LISBOA". Este título é totalmente falso, assim como é falso o conteúdo da notícia. Na verdade, não estive envolvido em qualquer "caso de policia", não fui "levado para a esquadra da Gare do Oriente", "não acabei na esquadra", bem como não fui "interceptado" em qualquer viatura e não assisti a ninguém que tivesse "gritado ou gesticulado" ou com "sinais de pânico".
Na verdade, na 4.ª ou na 5.ª feira, não fui alvo de qualquer participação (apresentada por quem quer que seja), bem como de qualquer interceptação, interrogatório, pedido de documentação ou apresentação às autoridades. Já prestei todos estes esclarecimentos à Sporting SAD, que confiou integralmente no que comuniquei. Desconheço as razões que levaram este jornal desportivo a tomar esta atitude, sendo certo que aquela notícia não apresenta qualquer fonte que possa ser considerada minimamente credível. Face ao impacto público e à gravidade da falsidade em que assenta o relato desta notícia, reservo-me no direito de accionar os meios legais e judiciais para repor o meu bom-nome.
Lisboa, 03 de Abril de 2009
Leandro Grimi

Aucun commentaire: